• Sayuri Nê

Yutori Desu ga Nani ka

Updated: Oct 29, 2020

Com o título “Sou Yutori, e daí?”(tradução livre), esse dorama traz a vida de três jovens rapazes que são frutos da Educação Yutori. Assista e entenda um pouco mais desse sistema de ensino muito polêmico na vida acadêmica do Japão.

UM POUCO DA ESTÓRIA

A Educação Yutori

No início da década de 80, frente ao grande estresse dos alunos ao chegar à escola secundária, o governo japonês decidiu reduzir a carga horária do ensino primário. Isso, para que as crianças tivessem mais tempo para si mesmos e dedicar esse período de descanso para atividades que fossem de seus interesses. Seria um sistema educacional livre de pressão ao aluno: a “Educação Yutori”. Muitos foram contra a esse tipo de ensino , pois acreditavam que formariam pessoas desleixadas, sem iniciativa, fracas emocionalmente e menos preparadas para o mercado de trabalho. Foi quando, no final da década de 90, os universitários começaram a apresentar uma considerável queda em suas habilidades acadêmicas, levando o governo a reconsiderar algumas diretrizes.

Sobre o dorama

Em “YUTORI DESU GA NANI KA (ゆとりですがなにか)”, Sakama Masakazu (Okada Masaki) é fruto da era Yutori e sofre muito preconceito com isso. Para ajudar, ele não consegue ser mais pró-ativo no trabalho e não consegue falar o que pensa aos seus subordinados, deixando-o muito estressado. A forma que Sakama encontrou para liberar o estresse foi contratar um “Senhor de Aluguel”, Asou-san (Yoshida Kotaro), para somente ouvir o que o rapaz quisesse falar.


Sakama conhece Yamaji (Matsuzaka Tori), um professor de uma escola primária, outro cliente de Asou-san e que passa por problemas semelhantes aos seus. Quando menos esperam, os dois viram companheiros de sofrimento. É quando Sakama e Yamaji são abordados na rua por um terceiro jovem, o golpista de meia pataca Machigami Malibu (Yagira Yuya). Além de todos conhecerem o “Senhor de Aluguel”, percebem que têm muito mais em comum do que isso: são nascidos em 1987 e todos são frutos da “Educação Yutori”. Mas independente do tipo de sistema educacional a que foram submetidos, Sakama, Yamaji e Malibu são jovens como todos, com problemas profissionais e amorosos. E, talvez, o que os impedem de serem mais maduros e mais valorizados é a falta de confiança em si mesmos. Confiança essa que foi perdida (ou tirada) em algum momento de suas vidas, mas que precisa ser recuperada para que possam seguir em frente. E para isso, vão contar com a grande amizade que nasce entre eles.


OPINIÃO E ADENDOS

O dorama traz três atores galãs, jovens e lindos, em papéis muito divertidos (por vezes com atitudes muito infantis… pateticamente cômicas), excêntricos e muito cativantes. Não é uma estória pesada e nem reflexiva e mascarada demais. Muito pelo contrário: traz situações do dia-a-dia no trabalho ou na vida amorosa em que podemos nos identificar e até identificar pessoas que se assemelham com algum dos personagens (certeza!).

Talvez, o que o dorama quis passar é que os jovens estavam presos a rótulos dados pela sociedade preconceituosa e crítica e se esqueceram de serem eles mesmos. Que mesmo que sejam “Yutori”, esse fator não pode impedir de acreditarem do que são capazes. Confiança e auto-estima é essencial; o fracasso é uma opção que cada um faz. Um ótimo dorama, principalmente aos nascidos na década de 80.

O Japão já está com um novo projeto de ensino com previsão de ser aplicada em 2020. Com a facilidade de informações oriunda, principalmente, da internet, os educadores estão receosos quanto ao desenvolvimento intelectual do aluno. Assim, esse novo sistema prioriza aulas em que os discentes sejam obrigados a pensar ao invés de só receber informações escritas. Com muito mais aulas práticas e em grupo, o Japão quer tornar seus alunos mais dinâmicos, ativos e que saibam racionar e interpretar as diversas matérias. E assim, virá uma nova e imprevisível geração.

E vocês já sofreram algum preconceito pelo tipo de educação acadêmica que tiveram? Se sim, conte-nos!

ELENCO

  1. Okada Masaki como Sakama Masakazu

  2. Matsuzaka Tori como Yamaji Kazutoyo

  3. Yagira Yuya como Machigami Malibu

  4. Sakura Ando como Miyashita Akane

  5. Yoshida Kotaro como Asou Iwao

  6. Shimazaki Haruka como Sakama Yutori, irmã de Masakazu

  7. Taiga como Yamagishi Hiromu, subordinado de Masakazu

  8. Yoshioka Riho como Etsuko Sakura, estagiária de Yamaji

  9. Nakada Yoshiko como Sakama Kazuyo, avó de Masakazu

  10. Takahashi You como Sakama Munetaka, irmão de Masakazu

  11. Aoki Sayaka como Sakama Midori, esposa de Munetaka

  12. Tezuka Toru como Hayakawa Michiro, chefe de Masakazu e Akane

  13. Elen como Michigami Yuka, esposa de Malibu

MAIS INFORMAÇÕES

  1. Principais temas abordados: educação yutori, drama jovem, amizade

  2. Temporada: Primavera 2016

  3. Emissora: NTV

  4. Episódios: 10

  5. Exibição: 17 de abril a 19 junho de 2016

  6. Especial: exibido em julho de 2017 em dois episódios.

  7. Disponível: newsasiantv (lengenda em inglês)

  8. Música-tema: Haikei, Itsuka no Kimi  (拝啓、いつかの君へ) por Kankaku Piero


#jdorama #okudamasaki #essedoramateindico #MatsuzakaTori #yutorieducation #SayuriNê #yutoridesugananika #yagirayuya

3 views0 comments

Recent Posts

See All

Receba a nossa Newsletter!

  • Instagram
  • White Facebook Icon

© 2011 by Esse Dorama Te Indico. Proudly created with Wix.com