• Samanta Hit

Orange

Emocione-se, ame e aprenda. Leve esse filme para a vida.


orange-live-action-filme-japonês

UM POUCO DA ESTÓRIA

Naho (Tsuchiya Tao) é estudante do 2º ano colegial. No início das aulas, encontra uma carta com várias páginas destinada a ela. No entanto Naho percebe algo estranho: o remetente é ela mesma; uma Naho dez anos mais velha… uma Naho com 26 anos. A carta dizia que ela do futuro estava escrevendo para o passado, para que certos erros não fossem cometidos novamente e que nos momentos de escolha, Naho seguisse os conselhos dados nas páginas a seguir.

Achando ser inimaginável chegar em suas mãos uma carta do futuro, a estudante não dá credibilidade ao conteúdo da carta. Até o momento em que tudo começa a acontecer exatamente como está escrito: dizia que um aluno novo, chamado Kakeru (Yamazaki Kento), iria entrar na mesma classe e iria sentar-se ao seu lado. E foi o aconteceu. Dizia que ela iria começar a gostar dele, e foi o que aconteceu.


orange-live-action-filme-japonês

Kakeru passa a fazer parte do grupo de amigos de Naho: Suwa (Ryusei Ryo), Hagita (Sakurada Dori), Azusa (Shimizu Kurumi) e Takako (Yamazaki Hirona). Os seis começaram a ficar cada vez mais unidos, tendo a certeza que a partir dali estariam juntos  até a formatura.

orange-live-action-filme-japonês

No entanto, ao ler uma das páginas da carta Naho recebe a notícia que, aos 17 anos de idade, Kakeru perderá a vida. Aos poucos ela começa a descobrir que por trás de um Kakeru sempre sorridente existia um rapaz com inúmeros problemas, totalmente fragilizado e solitário. Descobrindo a verdade sobre a morte de Kakeru, Naho percebe a real intenção da carta: salvar a vida de seu amigo e evitar os arrependimentos carregados por uma Naho dez anos mais velha.  E para isso precisará viver sem ter qualquer tipo de vergonha, expressar o que sente à pessoa amada, enxergar realmente o que um amigo precisa e estar junto nos momentos que ele mais precisar; adicionar dias alegres e dividir o peso do sofrimento.

A narração traz, paralelamente, a vida dos jovens 10 anos após formarem o colégio, sem Kakeru. Conforme a estória é contada, os mundos paralelos começam a fazer sentido e vê-se o quanto o poder da amizade é importante.


orange-live-action-filme-japonês

OPINIÃO E ADENDOS

Todo filme tem começo, meio e fim. Mas esse longa-metragem vai muito além disso: ORANGE (オレンジ) tem alma e dá um sopro de ensinamentos no seu coração. A surrealidade da trama, em que existe uma carta tipo Manual de Instruções falando “Olha… o amanhã pode não chegar. Seja sincero com seus sentimentos sempre. Conte com seus amigos”, serve como um alerta a uma realidade que vivemos. O filme é simplesmente lindo e por falta de palavras para expressar a intensidade da mensagem que ele trás, dou o seguinte conselho: não deixe de assistir!

Não é de se espantar que as atuações de Yamazaki Kento e Tsuchiya Tao rendessem a eles o Prêmio de Estreantes do Ano. Uma ótima dupla! Além desse trabalho juntos, a afinidade dos dois vem de águas passadas! Kento e Tao interpretaram um casal no asadora Mare, do NHK (essas dobradinhas são um máximo, né?!).

Viajar no tempo para consertar erros e arrependimentos é um tema bem utilizado também no mundo do cinema hollywoodiano. Exemplos de dois ótimos romances são: Questão de Tempo (About Time) e Te amarei para sempre (The Time Traveler’s Wife) – ambos disponíveis na Netflix. E no universo doramático, podemos citar Proposal Daisakusen (um dos meus preferidos!). Quem dera se o homem tivesse esse poder, né?!

ELENCO

  1. Yamazaki Kento como Naruse Kakeru

  2. Tao Tsuchiya como Takamiya Naho

  3. Ryusei Ryo como Suwa Hiroto

  4. Sakurada Dori como Hagita Saku

  5. Yamazaki Hirona como Takako Chino

  6. Shimizu Kurumi como Murasaka Azusa

  7. Kusamura Reiko como Naruse Hatsuno, avó de Kakeru

  8. Moriguchi Yoko como Naruse Miyuki, mãe de Kakeru

INFORMAÇÕES

  1. Principais temas abordados: viagem no tempo, consertando o passado, amizade, romance colegial.

  2. Baseado no shoujo mangá de Ichigo Takano, publicado em 2012 com o mesmo título

  3. Mangá disponibilizado no Brasil pela Editora JBC (aqui)

  4. Estréia: 12 de desembro 2015

  5. Duração: 139 minutos

  6. Música-tema: Mirai, Kobukuro (ouça… mil vezes! Linda canção!)

  7. Disponível: Dopeka e Mahal Dramas Fansub (necessário cadastro) com legendas em português.  No KissAsian e Dorama x264, com legendas em inglês.

  8. Vídeos interessantes: especial com entrevistas e bastidores, cenas do filme 

  9. Trailer:


“Tu és eternamente responsável pelo que cativas”. O que somos hoje é feito dos momentos do passado. Não temos uma máquina para viajar no tempo. “É preciso amar como se não houvesse amanhã”.

#orangemovie #dorama #essedoramateindico #TaoTsuchiya #ryuseiryo #shimizukurumi #cartadofuturo #drama #sakuradadori #SayuriNê #Jfilme #yamazakihirona #liveaction #amizade #yamazakikento

1 view0 comments

Recent Posts

See All