- Samanta Hit
Orange
Emocione-se, ame e aprenda. Leve esse filme para a vida.

UM POUCO DA ESTÓRIA
Naho (Tsuchiya Tao) é estudante do 2º ano colegial. No início das aulas, encontra uma carta com várias páginas destinada a ela. No entanto Naho percebe algo estranho: o remetente é ela mesma; uma Naho dez anos mais velha… uma Naho com 26 anos. A carta dizia que ela do futuro estava escrevendo para o passado, para que certos erros não fossem cometidos novamente e que nos momentos de escolha, Naho seguisse os conselhos dados nas páginas a seguir.
Achando ser inimaginável chegar em suas mãos uma carta do futuro, a estudante não dá credibilidade ao conteúdo da carta. Até o momento em que tudo começa a acontecer exatamente como está escrito: dizia que um aluno novo, chamado Kakeru (Yamazaki Kento), iria entrar na mesma classe e iria sentar-se ao seu lado. E foi o aconteceu. Dizia que ela iria começar a gostar dele, e foi o que aconteceu.

Kakeru passa a fazer parte do grupo de amigos de Naho: Suwa (Ryusei Ryo), Hagita (Sakurada Dori), Azusa (Shimizu Kurumi) e Takako (Yamazaki Hirona). Os seis começaram a ficar cada vez mais unidos, tendo a certeza que a partir dali estariam juntos até a formatura.

No entanto, ao ler uma das páginas da carta Naho recebe a notícia que, aos 17 anos de idade, Kakeru perderá a vida. Aos poucos ela começa a descobrir que por trás de um Kakeru sempre sorridente existia um rapaz com inúmeros problemas, totalmente fragilizado e solitário. Descobrindo a verdade sobre a morte de Kakeru, Naho percebe a real intenção da carta: salvar a vida de seu amigo e evitar os arrependimentos carregados por uma Naho dez anos mais velha. E para isso precisará viver sem ter qualquer tipo de vergonha, expressar o que sente à pessoa amada, enxergar realmente o que um amigo precisa e estar junto nos momentos que ele mais precisar; adicionar dias alegres e dividir o peso do sofrimento.
A narração traz, paralelamente, a vida dos jovens 10 anos após formarem o colégio, sem Kakeru. Conforme a estória é contada, os mundos paralelos começam a fazer sentido e vê-se o quanto o poder da amizade é importante.

OPINIÃO E ADENDOS
Todo filme tem começo, meio e fim. Mas esse longa-metragem vai muito além disso: ORANGE (オレンジ) tem alma e dá um sopro de ensinamentos no seu coração. A surrealidade da trama, em que existe uma carta tipo Manual de Instruções falando “Olha… o amanhã pode não chegar. Seja sincero com seus sentimentos sempre. Conte com seus amigos”, serve como um alerta a uma realidade que vivemos. O filme é simplesmente lindo e por falta de palavras para expressar a intensidade da mensagem que ele trás, dou o seguinte conselho: não deixe de assistir!
Não é de se espantar que as atuações de Yamazaki Kento e Tsuchiya Tao rendessem a eles o Prêmio de Estreantes do Ano. Uma ótima dupla! Além desse trabalho juntos, a afinidade dos dois vem de águas passadas! Kento e Tao interpretaram um casal no asadora Mare, do NHK (essas dobradinhas são um máximo, né?!).
Viajar no tempo para consertar erros e arrependimentos é um tema bem utilizado também no mundo do cinema hollywoodiano. Exemplos de dois ótimos romances são: Questão de Tempo (About Time) e Te amarei para sempre (The Time Traveler’s Wife) – ambos disponíveis na Netflix. E no universo doramático, podemos citar Proposal Daisakusen (um dos meus preferidos!). Quem dera se o homem tivesse esse poder, né?!
ELENCO
Yamazaki Kento como Naruse Kakeru
Tao Tsuchiya como Takamiya Naho
Ryusei Ryo como Suwa Hiroto
Sakurada Dori como Hagita Saku
Yamazaki Hirona como Takako Chino
Shimizu Kurumi como Murasaka Azusa
Kusamura Reiko como Naruse Hatsuno, avó de Kakeru
Moriguchi Yoko como Naruse Miyuki, mãe de Kakeru
INFORMAÇÕES
Principais temas abordados: viagem no tempo, consertando o passado, amizade, romance colegial.
Baseado no shoujo mangá de Ichigo Takano, publicado em 2012 com o mesmo título
Mangá disponibilizado no Brasil pela Editora JBC (aqui)
Estréia: 12 de desembro 2015
Duração: 139 minutos
Música-tema: Mirai, Kobukuro (ouça… mil vezes! Linda canção!)
Disponível: Dopeka e Mahal Dramas Fansub (necessário cadastro) com legendas em português. No KissAsian e Dorama x264, com legendas em inglês.
Vídeos interessantes: especial com entrevistas e bastidores, cenas do filme
Trailer:
“Tu és eternamente responsável pelo que cativas”. O que somos hoje é feito dos momentos do passado. Não temos uma máquina para viajar no tempo. “É preciso amar como se não houvesse amanhã”.
#orangemovie #dorama #essedoramateindico #TaoTsuchiya #ryuseiryo #shimizukurumi #cartadofuturo #drama #sakuradadori #SayuriNê #Jfilme #yamazakihirona #liveaction #amizade #yamazakikento