Change

change-jdorama-kimura-takuya

Esse dorama indico… a todos os políticos e a todos os cidadãos. Pela esperança e pela ética. Por um governo justo.

— “Change: talvez seja você quem poderá mudar o Japão.” —

Kimura Takuya sempre arrasa como ator! Disso ninguém discorda! Mas em CHANGE (2008, FUJI TV, 10 episódios) ele simplesmente toma posse da cadeira de presidente do mundo dos doramas! Incrível!

Asakura Keita (Kimutaku) é professor de uma escola de ensino primário e, apesar de fazer parte de uma família de políticos, repudiava a vida política. Vivia em uma cidade sossegada, num espaço que ele podia ser verdadeiro e transparente tanto consigo mesmo como com as crianças.

Após a morte de seu pai e seu irmão mais velho num acidente, só restou Keita para suceder o sobrenome “Asakura” na política. Asakura seria o próximo nome lançado para candidatura ao cargo de Primeiro Ministro do Japão, e como o nome já tinha uma grande força, Miyama Rika (Fukatsu Eri) resolve convencer Keita a aceitar a proposta.

 Num universo onde um quer derrubar o outro; num ambiente com pessoas inescrupulosas, Miyama passa a ser a aliada fiel de Keita (aliada + fidelidade = amor!! rs…). O responsável pela campanha de Asakura é Nirasawa Katsutoshi (ninguém menos que o excêntrico Abe Hiroshi... comédia vê-lo atuando…sempre!) que também passa a ser um grande aliado, além de Hikaru (Kato Rosa). Iniciam assim uma árdua tarefa em busca do cargo de Primeiro Ministro. O que será mais difícil: vencer a eleição ou manter-se dignamente no cargo?

Asakura Keita passa a ser um político que exerce sua função. Exercer a função de administrar um país, de forma justa. Asakura passa a ser um político que ouve a população e que, para ser ouvido pelo povo, utiliza-se de palavras claras e facilmente interpretadas. Nada de indiretas, nada de discursos que necessitem de um dicionário para serem compreendidas. Uma pessoa de fácil acesso. Um professor que por meio da política quer ensinar às crianças o que é correto e o que é errado. Um digno representante da população.

A atriz Fukatsu Eri já fez par romântico com Kimutaku em Sora kara furu ichioku no hoshi (2002). É um dorama um tanto…diferente. Ver Takuya num papel de chef de cozinha foi bem interessante, mas passa bem longe dos meus preferidos. Ao contrário de Change que, para mim, é um dos melhores!!

Change, exibido num dia e num horário nobre da TV japonesa (segunda-feira às 21h… também chamado de Guetsuku), rendeu ao Kimutaku o prêmio de melhor ator no 57º Television Drama Academy Awards. Nada mais justo, pois o dorama é sensacional mesmo! 

ELENCO

  • Kimura Takuya como Asakura Keita
  • Fukatsu Eri como Miyama Rika
  • Abe Hiroshi como Nirasawa Katsutoshi
  • Kato Rosa como Miyamoto Hikaru
  • Terao Akira como Kanbayashi

INFORMAÇÕES

  • Principais temas abordados: candidatura política, Primeiro Ministro do Japão
  • Temporada: Primavera de 2008
  • Emissora: Fuji TV
  • Episódios: 10
  • Exibição: 12 de maio a 14 de julho de 2008
  • Disponível: Dorama x264 (legenda em inglês) e  Veoh (sem legenda).
  • Vídeos interessantes: discurso político, erros de gravação
  • Música-tema é Miles Away, de Madonna.

….

Alguém aqui…conhece um político como Asakura Keita? Quem conseguir citar um nome, levante a mão! Pensei, pensei…e não me vem ninguém na mente. Será que sou só eu?

Esse dorama indico aos queridos políticos do meu país… para terem uma simples noção do que é respeito ao próximo e amor ao seu trabalho. Esse dorama indico aos cidadãos do meu país…para terem uma noção do que devem exigir de um político. Assista Change… porque o que estamos precisando, realmente, é de uma Mudança (e das grandes!).

2 thoughts on “Change

  1. Esse é um tipo de dorama que nos prende diante da tela, acompanhando o trabalho arduo e esforço sem limites, do personagem de Kimutaku….muito bom.

    Bjo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *